Mana entrevista: Ela criou uma franquia de bijuterias para ajudar as mulheres que perderam emprego durante a pandemia

O Portal das Manas fez uma entrevista com a Mara Terra, que transformou as peças que fazia para uso próprio em um lucrativo negócio na Da Cor do Mar.

Fazer bijuuterias sempre foi um hobby para a designer Mara Terra. Com dificuldade de encontrar peças que atendessem exatamente ao seu estilo, a profissional passou a desenvolver as próprias bijouterias, inspiradas no clima praiano de Florianópolis, onde vive.

Não demorou para que as amigas mais próximas começassem a fazer encomendas de suas pulseiras e colares.

“Com a pandemia, algumas perderam o emprego e começaram a encomendar peças para revender. O sucesso foi tão grande que logo percebemos a oportunidade de negócio. Assim nasceu a Da Cor do Mar”, lembra.

O conceito de moda praia urbana caiu no gosto do público e hoje já são três unidades franqueadas, sendo uma em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, outra em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e no litoral norte de São Paulo. “Entendemos que era preciso apostar em um negócio de fácil operação, giro rápido e alta lucratividade. Felizmente, conseguimos entregar 120% de lucro já na compra do primeiro kit de peças, sem cobrar por uma taxa de franquia ou necessidade de um ponto comercial”, explica o empresário.

Desenvolvidas para realçar o melhor lado de cada mulher, as peças visam destacar a personalidade individual de cada uma. O foco são as mulheres que adoram um dia de sol e um mergulho no mar, mas sem abrir mão da vaidade e elegância, mantendo um espírito leve e jovem, independentemente da idade.

“O maior objetivo das nossas peças é levar a brisa do mar e todo o clima litorâneo para onde quer que a mulher vá. São peças versáteis e atemporais”, explica Mara.

Com preços que variam de R$ 39 a R$ 78 reais, as bijouterias prezam pela qualidade e design diferenciado. “Apostando na paleta de cores rosa, laranja e azul como cores principais, a coleção é elegante, autêntica e atende aos desejos da mulher praiana brasileira. O design feito em cordão traz um estilo navy, que além de garantir conforto e descontração para o look do dia a dia, possibilita um toque elegante para os dias de lazer”.

E as novidades não vão parar por aí. Já no segundo semestre, a marca planeja lançar uma linha de acessórios, com saída de praia, água de cheiro, bolsas e chapéus. Tudo para compor o visual completo da mulher com alma litorânea. Além das franquias home-based, a empresa planeja a abertura de quiosque em shoppings e estantes em redes varejistas. “Estamos com grandes expectativas para ampliar a capilaridade da marca e levar essa opção de empreendedorismo a um grande número de mulheres brasileiras”, finaliza Leite.

Qual é o seu nome, idade, profissão e há quantos anos tem um negócio?

Mara Terra, design de produtos e de joias. Tiveram a ideia do negócio em Novembro de 2019, mas começaram de fato em março de 2020.

Qual é o nome da empresa ou do negócio?

Da Cor do Mar.

Como ele funciona?

Tem um formato de franquia, prezando pela venda construtiva e não pela venda online. Acreditamos no toque e em conhecer as peças, trazendo produtos exclusivos e de qualidade, diferentes de tudo do que já tem no mercado.

Qual é o objetivo dele?

A ideia não foi criar uma empresa somente com o objetivo de gerar lucro, mas principalmente de gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo, criando uma marca forte e a tornando referência.

A empresa faz parte de um grupo com mais de 70 franquias espalhadas pelo país, e foi criada para preencher uma demanda que sentimos falta no mercado, pois não existia nada parecido.

Qual é o diferencial dele? Explicar? Falar dos produtos? Destacar algum deles?

Temos 3 diferenciais:

  • Produtos de qualidade: usamos matéria prima de alta qualidade escolhidas pessoalmente. Como exemplo, usamos cordão são Francisco e corda náutica que possuem alta durabilidade;
  • Moda praia urbana: todas as peças fazem referência ao litoral brasileiro, a sensação do pé na areia, com o conceito de praia urbana que podem ser usadas no dia a dia do trabalho;
  • Marca forte: por termos o respaldo de uma grande rede de franquias, investimos muito desde cedo para que a marca crescesse rapidamente e se tornasse forte em pouco tempo. Criamos um catálogo com modelos conhecidas sempre investindo na alta qualidade.

Como esses produtos funcionam na vida das mulheres? No que eles ajudam? Dar dicas de como usar?

Os produtos são versáteis. Como exemplo, um colar pode ser transformado em cinto, e vice-versa. Além disso, podem ser usados em qualquer ocasião do dia a dia da mulher (um dia na piscina, um jantar, no trabalho), sempre a deixando bonita.

De que maneira o seu negócio pode ajudar as mulheres?

Pode ajudar não só as mulheres, mas qualquer pessoa que queira empreender. Não criamos um negócio onde as vendedoras ganhassem uma comissão pequena por cada venda, mas possibilitamos uma margem de 110% ao atingir o preço mínimo sugerido. Prezamos pela criação do sentimento de empreendedorismo, que as vendedoras sejam parceiras e com tempo, consigam se tornar auto suficientes com autonomia financeira, além de participarem de todo processo criativo.

Sua vida mudou depois que criou o seu negócio? De que maneira mudou?                 

Mudou em questões financeiras, mas principalmente vendo como um negócio pode gerar tantas oportunidades de emprego para as pessoas. Isso é o que mais nos alegra e motiva para continuarmos e querermos mais.

Falar sobre as franquias? Como funcionam?

Ela é uma franquia onde a revendedora pode vender as peças tanto de forma online (redes sociais, sites) quanto offline (em pontos de venda variados como lojas, salões de beleza e academias, por exemplo). Buscamos a ideia de empreender com facilidade. Para isso, a revendedora só tem um gasto para obter o estoque inicial (200 pulseiras e 25 colares) por R$ 5.000,00. Se conseguir ter uma boa quantidade de vendas, já no primeiro mês é possível gerar lucro de 110%.

É um modelo de franquia para acessórios. Temos a ideia de montar no meio do ano o “Ato 2”, com novos produtos como água de cheiro, lenços e chapéus, com formato de franquia para shoppings.

Como facilita a vida das mulheres?

A principal questão é possibilitar a criação do poder de empreender, de ter autonomia financeira e de trabalho. Muitas mulheres gostam de falar sobre moda e acessórios, e têm fácil acesso a pessoas que também gostam disso. É um mundo que dominam.

Com quanto podemos começar? Quanto dá para ganhar?

Pode começar com R$5.000,00. A média de ganho é entre 100% e 110% dependendo do valor que vende.

Como é a criatividade?

Inspirada no litoral brasileiro, com as tendencias de cores que estão na moda.

Vive do seu negócio?

Sim.

Como produz?

São feitas manualmente, cada peça é conferida e feita com todo cuidado. Temos uma equipe trabalhando em home office também, o que já era uma prática que adotávamos antes da pandemia.

Quanto tempo demora para produzir?

Temos uma produção diária de até 500 peças.

Como se inspira?

No litoral brasileiro, no que é tendência, no que há de mais atual e no que as mulheres estão mais usando.

Que dicas daria para quem deseja entrar nesse negócio?

Acreditar no seu potencial, mas principalmente buscar ser o melhor. Sempre buscamos fazer isso como buscar parcerias com influenciadores. Não nos preocupamos com o preço no início, mas sim prezar pela qualidade, e depois em adequar o preço (que é muito em conta e acessível).

Quais planos têm para o futuro?

Inaugurar o “Ato 2” no meio do ano, montar um quiosque que parece carrinho de praia nos shoppings e em outros lugares, em pontos estratégicos. Ter essas franquias para lanças os novos acessórios e a coleção de outono e inverno.

Site: www.dacordomar.com

Instagram: @dacordomarbr

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